top of page

A ideia era dar breve passeio pelo estuário do Sado na zona da Marateca e encontrar uma cache que por ali está escondida. Cache nem vê-la, mas tivemos a felicidade de observar este grande bando destas raras aves. Magnífico!



Goraz ou Garça-nocturna

(Nycticorax nycticorax)

Estava eu tranquilamente a fazer o turno da noite, quando alguém me perguntou: "já viste a garça que anda a comer os peixes do lago?"



Garça? Aqui? No lago dos peixes da NSN, em Alfragide?! Impossível.

Não era impossível. Felizmente eu tinha a minha máquina fotográfica comigo e pude registar um pouco do comportamento desta peculiar ave.

Flamingo

(Phoenicopterus roseus)

A primeira vez que, a pretexto de fazer geocaching, visitei a Ponta dos Corvos em Miratejo trouxe-me uma surpresa. Eu não fazia a menor ideia que existiam ali flamingos tão perto da minha casa. Desde então já tive o prazer de observar estas belas aves várias vezes, tanto na Ponta dos Corvos como na zona do Moinho de Maré de Corroios.

Pernilongo

(Himantopus himantopus)

Em mais uma voltinha e busca de tupperweres escondidos, demos de caras com estes meninos, num ribeiro na zona da Cauda de Rato em Corroios. São aves mesmo pitorescas...

Pato-Real

(Anas platyrhynchos)

Esta é uma espécie bastante comum no nosso país, sendo relativamente fácil de observar em albufeiras, rios e até lagos de jardins.

Galeirão-comum

(Fulica atra)

Na recta final de um fim de semana de geocaching pelo algarve, fomos dar um agradável passeio pela Lagoa dos Salgados onde pudémos observar uma miríade de espécies de aves aquáticas...

bottom of page